domingo, junho 24, 2007

Cultura e desporto no São João


Mas nem só de tradições vive o São João. Nestes quatro dias há mais actividades para apreciar na vila. O Trevim faz o balanço das restantes

Sarau da EB2/3
No dia 21 de Junho, a partir das 9:00 da noite, a escola EB 2/3 da Lousã promove, no Pavilhão Municipal n.º 2 (anexo à escola), um “Sarau de Ginástica, Música e Dança”.
“As pessoas já estavam habituadas à nossa Festa da Música que encerrava o ano lectivo. Este ano decidimos alargar o âmbito da iniciativa”, disse ao Trevim Paula Barata, vice-presidente do Conselho Executivo. Assim, os alunos, além das actuações musicais, haverá demonstrações de ginástica, ginástica acrobática e danças de salão. “Tudo preparado por estudantes da nossa escola, ou seja, por alunos do 5.º ao 9.º anos”, explicou a docente.

Canção Coimbrã
O Guitarras de Coimbra - Grupo de Fados da Associação Cultural de Coimbra Menina e Moça vai abrilhantar a noite de 21 de Junho na Senhora da Piedade com um espectáculo de fados de Coimbra, seguido de fogo preso.
“À excepção do ano passado têm sido sempre eles a fazer este espectáculo…”, disse ao Trevim Carlos Baptista, da Câmara Municipal da Lousã, responsável pela organização dos festejos.
O grupo é formado por antigos estudantes da Universidade de Coimbra e, desde 1998, tem vindo a divulgar a Canção de Coimbra.

Liberdade em livro
No dia 23 de Junho, decorre a apresentação e discussão do livro de Edmundo Pedro “Memórias , um combate pela liberdade”. A cerimónia terá lugar na Biblioteca Municipal da Lousã, pelas 16:00, e contará com a presença do autor.
Carlos Carranca, colaborador do Trevim e amigo pessoal de Edmundo Pedro, foi a personalidade escolhida para fazer a apresentação do livro na Lousã. “O autor é uma figura singular da história contemporânea portuguesa”, diz. E completa: “Foi um resitente do regime salazarista desde os 15 anos e por isso foi preso nessa idade. Inaugurou o campo de concentração do Tarrafal aos 17 anos”.
Edmundo Pedro tem 88 anos e muitas memórias. Foi operário e tradutor, tendo chegado a Presidente da RTP. Hoje assume-se como um “socialista independente”. Teve uma vida muito rica em histórias e vivências, mas este “Memórias, um combate pela liberdade” termina nos 27 anos do autor, altura que saiu do Tarrafal.

Fotos sobre a linha da Lousã
Dário Silva é o autor da exposição de fotografia que será inaugurada no dia 24 de Junho, no átrio da Biblioteca Municipal da Lousã intitulada “Quotidiano da linha da Lousã”.
A mostra encerra a 27 de Julho. Surge, segundo o autor, na sequência de um convite da autarquia para “documentar o ano que assinala o 1.º Centenário da chegada do caminho de ferro à vila da Lousã” e é “uma amostra do trabalho que actualmente realizo que deverá culminar com a edição de um livro fotográfico a editar em Outubro ou Novembro”.
São, ao todo, 30 fotografias “organizadas de forma crescente, desde Coimbra B até Serpins, sendo que todas as estações e apeadeiros se encontram representados”. As imagens foram recolhidas entre Maio e Junho.
O prefácio da exposição é da autoria do presidente da Câmara da Lousã e as notas explicativas são da autoria de Paulo Carvalho, natural da Lousã e docente na Universidade de Coimbra.

Festival de Folclore
Realiza-se, no dia 24 de Junho, o Festival de Folclore Concelhio.
Este ano participam nesta mostra de grupo regionais o Rancho Típico da Serra da Lousã, o Rancho Folclórico Flores de Serpins – Infantil e Adulto, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vilarinho, o Rancho Folclórico da ARCIL, o Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal e o Rancho da Escola Secundária e da AVEL.
Quem quiser assistir ao evento deve dirigir-se ao Anfiteatro do Parque Carlos Reis, pelas 17:00.
Gisela Cruz, 22 Junho 2007
in: O jornal O Trevim