quarta-feira, setembro 20, 2006

O (en)canto de Coimbra

Luiz Goes regressa decorridos 20 anos sobre a última gravação

Um autêntico e mui pertinente documento, assim se poderá classificar Coimbra, Espírito e Raiz, título de um projecto que chega ao mercado em CD, DVD e livro e cuja finalidade não podia ser mais nobre: preservar o encanto da música de Coimbra.
O que desde logo é conseguido pela voz de Luiz Coes que, mais de 20 anos decorridos sobre a última gravação, como que regressa, qual narrador-protagonista, para contar a história da canção coimbrã. Porque é disso mesmo que se trata aqui.
Coimbra, Espírito e Raiz é, na verdade, um projecto com raízes profundas no tempo, desde 1982 alimentado por João Moura que,
para erguer e consolidar a obra, contou com as colaborações de Carlos Carranca. José Santos, Edmundo Bettencourt e, claro, do próprio Luiz Coes. A eles se devem as 13 composições que integram o disco, canções originais de hoje e de sempre onde Coimbra pulsa na voz de Goes e no trinado da sua guitarra.
Do conjunto de temas, a que não falta sequer a História Encantada de Pedro e Inês, realce ainda para três instrumentais de guitarra e flauta, um dos quais um sentido Tributo a Carlos a Paredes
A complementar esta viagem ao coração da canção coimbrã, está ainda um DVD, de que se destaca um documentário alusivo ao projecto e um pequeno livro intitulado "Coimbra do Meu Tempo" que, além dos poemas cantados, inclui também um conjunto de fotografias (a preto e branco) da autoria de Mário Afonso, o primeiro presidente da secção de fado da Associação Académica de Coimbra.
Numa altura em que a globalização ameaça sufocar as manifestações culturais não anglo-saxónicas. são trabalhos como este que permitem preservar um património cultural que, mais que de Coimbra, é de todos nós.

Coimbra- Espírito e Raiz
Artista
Voz
Luiz Goes

Editora
Coimbra XXI

Correio da Manhã (2005)
Luís F. Silva
Nota ***** (cinco estrelas)