quarta-feira, setembro 20, 2006

A MATRIZ COIMBRÃ QUE É OUTRA MÚSICA

JOSÉ HENRIQUE DIAS *


Coimbra - espírito e raiz. Urna guitarra e uma voz. A guitarra de João Moura, a voz de Luiz Goes. A música de matriz coimbrã, na mais alta expressão, está de volta na raiz e no espírito, profundamente renovada, tocada pelo sopro do génio. Rei Midas que aurifica onde a sua voz ressoa, sentida de um sentir que é irrepetível, onde os anos suportam pela sensibilidade a memória do seu esplendor de outros tempos, Luiz Goes surge a cantar versos de Carlos Carranca e também versos seus e de José Santos num novo objecto de culto que deve ser ouvido, lido e visto para se voltar a sentir a música coimbrã no que pode ter de universalidade.
Se os versos de Carlos Carranca, escritos sobre a música, têm a simplicidade que os torna cantáveis sem perda de substância poética, as composições de João Moura acordam em nós ecos da intemporalidade só possível onde a inovação acrescenta e restaura a harmonia apelativa de urna Coimbra que, rnais que um lugar, é algo que anda por dentro de nós, nos habita para nos fazer em cada instante reviver, não o passado morto, mas uma espécie de magia que não se explica por palavras, que só entende quem a viveu nos verdes anos e que assalta os afectos de quem nela não viveu.
Ressalta dos dedos ágeis do compositor - intérprete uma musicalidade que inebria e nos comove, anda na voz de Luiz Goes a singularidade de um timbre que ainda que o tempo ocasionalmente toque, intocável permanece a
capacidade de dizer as palavras povoadas de sensibilidade e arte, a dimensões só possíveis aos que os deuses sagraram.
Ouça-se essa invulgar Guitarra de Coimbra, poema de Carlos Carranca que João Moura modela em harmoniosa e espectacular construção, permitindo nos perceber, se não formos embotados de sensibilidade, o que tem de diferente a música coimbrã, pelo que a reconhecemos aos primeiros acordes, instrumento que mudou de forma e pulmão, que se afinou em outro tom, emancipada em Paredes, rei Artur desse Graal suspenso dos dedos, que esse outro génio Paredes, rei Carlos das dimensões sinfónicas e dignidade orquestral. universalizou: Guitarra longínqua! que tocas por dentro dos muros! as palavras esquecidas do passado.! Voz eterna por dentro de Coimbra! dedilhada por cada homem! que passa e tange! por dentro do sonho! a dança fantástica dos teus dedos.
Fantástica é a dança dos dedos de João Moura em todos os arranjos musicais, com a guitarra em melodias diversificadas num sublinhado enriquecedor do canto, como se descobre em “Não mais repouses”, um belíssimo poema desse grande poeta e também cultor da música coimbrã, Edmundo de Bettencourt, um tocante hino à Liberdade a que Luiz Goes confere a força e ternura do que só ele é capaz, reconduzindo-nos ao tempo sombrio em que se apetecia e bebia até à insuportável dor a liberdade.
Com lágrimas da noite,/ a flor do amor abriu./ Mas cego, em sua luz,/ o Sol não vence o frio./No florido jardim desta prisão,/ É gelo de ironia a primavera./ Anda ligeiro, não mais repouses, coração,/ que a liberdade sofre e chora à nossa espera.
Uma dolência baloiçante entretece a lindíssima balada Linda menina, onde Carranca com inspirada simplicidade nos convoca para as raízes da música coimbrã, com rigor e mestria, num fusional encontro com a composição de Moura, corno os temas dos espaços e das lendas ressurgem numa renovadora respiração em História encantada, Pedro e Inês e amores desventurados, o rio e o sonho revigorados, e nós com os mitos e as lendas embalados no voo de águia da interpretação de Luiz Goes.
João Bagão, esse outro mestre da guitarra coimbrã, é evocado na aventura da guitarra, que ele levou tão alto também com Goes, cordas de sonho a voar! alma do povo e do tempo, a guitarra de Coimbra, eterna rapariga, que vibra em nós e nos percorre como a febre, nos aconchega e nos senta no colo de todo o tempo de ficar e partir sempre, nas ondas de uni lamento, e a que chamamos em todas as idades, nas palavras de Carlos Carranca, a nossa mãe antiga, em Versos para uma guitarra do meu tempo, outra das grandes composições deste disco.
Não vamos percorrer uma a uma todas as composições deste raro objecto de arte maior onde a poesia e a música se tocam em amor de sangue e carne, e Coimbra se enaltece e se pode rever corri inusitado orgulho. Será preciso ser muito dado à pequenez e às proverbiais invejocas para andar a espiolhar fragilidades sempre presentes em qualquer obra. Venho falando de um disco de música coimbrã onde se sente o trabalho e o amor pelas nossas coisas, e pelo que nele desfrutamos resta-nos sempre glorificar todos os que nele intervêm. Nele, de uma forma assumida de compromisso com a qualidade, Andam pela terra os poetas, revisitam Coimbra e a sua música, poesia nas palavras, na voz, no canto, na guitarra, na viola, ria flauta, tudo plasmado, tudo meticulosamente trabalhado para que a música coimbrã fiel às raízes retome o espírito da inovação e se requalifique, sobretudo não se confunda com algumas aventuras que, pelo rebuscamento, abastardam a essência ao blasonarem renovação.
Constituem este magnífico objecto um livrinho de apurado gosto gráfico onde se transcrevem os poemas cantados, e se faz história de uma época em que tudo parecia esboroar-se, e que se ergueu contra tolices datadas pelo esforço de uns tantos, entre eles João Moura, José Santos e Carlos Carranca, que reiteradamente pelos espaços da sua vida profissional continuam a impor, isto é, a lançar verdadeiros manifestos sobre a música de Coimbra Acresce-lhe um DVD em que sabemos da construção do disco, convivemos com os afectos e temos as imagens de gentes e lugares.
Um objecto de arte, que urge promover e que é imperdível!

* Professor da Univ. Nova de Lisboa e do Instituto Superior Miguel Torga
30-07-2005, Diário de Coimbra

8 Comments:

Blogger Unknown said...

شركة نقل اثاث بالرياض
شركة تنظيف بالرياض
افضل شركات التنظيف في الرياض
شركة تنظيف شقق بالرياض
شركة مكافحة الحشرات بالرياض
شركة تنظيف منازل بالدمام
شركات تنظيف بالدمام
شركة تنظيف فلل بالرياض
تنظيف فلل
افضل شركة تنظيف فلل بالرياض
شركة تنظيف شقق بالرياض
تخزين عفش بالرياض
نقل اثاث
شركات نقل عفش بالرياض
تغليف الاثاث
نقل عفش داخل الرياض

3:19 da tarde  
Blogger Unknown said...

تنظيف مسابح
نظافة خزانات
شركة تنظيف منازل بالرياض
شركة تنظيف بيوت بالرياض
شركة تنظيف فلل بالرياض
جلى بلاط
شركة تنظيف واجهات زجاج بالرياض
شركة رش مبيدات بالرياض
شركة عزل اسطح بالرياض
نقل عفش
تنظيف شقق بالرياض
تنظيف فلل بالرياض
شركات تنظيف بالرياض
غسيل مجالس
افضل شركة مكافحة حشرات بالرياض
رش مبيدات
رش مبيد

6:38 da tarde  
Blogger Unknown said...


شركة تخزين اثاث بالرياض
شركة كشف تسربات المياه بالرياض
شركة تسليك مجارى بالرياض
شركة تنظيف مسابح بالرياض
شركة تنظيف موكيت بالرياض
تخزين عفش
تسليك مجارى
نقل عفش
نقل اثاث
نقل اثاث بالرياض
مكافحة حشرات
كشف تسربات
كشف تسربات المياه
شركة رش مبيدات بالدمام
شركة تنظيف خزانات بالرياض
تنظيف خزانات
تخزين اثاث
شركة تنظيف
شركة تنظيف اثاث بالرياض
شركة مكافحة حشرات
رش مبيد بالرياض
شركة نقل اثاث

6:39 da tarde  
Blogger Unknown said...

عزل خزانات
شركة جلى بلاط بالرياض
شركة نظافة بالرياض
شركة تنظيف فلل بالرياض
شركة نقل عفش بالرياض
شركة تنظيف شقق بالرياض

6:40 da tarde  
Blogger Unknown said...

شركة نقل اثاث
شركة رش مبيدات بالقصيم
شركة رش مبيدات ببريدة
شركة رش مبيدات بالمجمعه
شركةرش مبيدات بجازان
شركة رش مبيدات بوادى الدواسر
شركة رش مبيدات بعنيزة
شركة رش مبيدات بالبكيريه
شركة رش مبيدات ببقيق
شركة رش مبيدات براس التنوره
شركة مكافحة حشرات بشمال الرياض
شركة رش مبيدات بشرق الرياض
شركة رش مبيدات بالدرعيه
شركة مكافحة النمل بالرياض
شركة رش مبيدات حشرية بالرياض
شركة رش مبيدات قبل البناء
شركة نقل اثاث من الرياض الى دبى
شركة نقل اثاث من الرياض الى الاردن
شركة نقل اثاث من الرياض الى القصيم
شركة نقل اثاث من الرياض الى جدة
شركة تسليك مجارى بالرياض
شركة شفط بيارات بالرياض
عزل خزانات المياه من الداخل

6:40 da tarde  
Blogger Unknown said...


شركة تنظيف فلل بالرياض
شركة غسيل موكيت بالرياض
شركة تنظيف ستائر بالرياض
شركة رش مبيدات بمكة
شركة تنظيف مسابح بالرياض
الصفرات لنقل الاثاث بالرياض
الصفرات لكشف التسربات
الصفرات لرش المبيدات
عزل خزانات المياه من الداخل
تسليك المجاري بالضغط
جلى بلاط
شركة تنظيف شقق بالرياض
شركة مكافحة النامس بالرياض
شركة رش مبيدات حشريه الرياض
شركة رش مبيدات بالزلفى
شركة مكافحة حشرات بالمدينه المنوره
شركة رش مبيدات بجدة

6:42 da tarde  
Blogger بروكر said...

I definitely love this site.
https://prokr2020.doodlekit.com/blog
http://prokr2020.emyspot.com/blog/
https://prokr2020.activeboard.com/
https://www.prokr.net/ksa/jeddah-water-leaks-detection-isolate-companies/

10:17 da manhã  
Blogger rehabgad1 said...




Good write-up. I definitely love this site. Keep it up

http://prokr114.bravesites.com/
https://slashdot.org/~rehabgad/firehose
https://rehabgad.livejournal.com/
http://l-ibda3.net/
https://www.prokr.net/ksa/jeddah-water-leaks-detection-isolate-companies/

11:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home