sábado, novembro 08, 2008

Cá volta o famigerado MEMORANDO ao ataque! O Ministério da Educação coloca hoje no seu site, em plano de destaque, a notícia com sete meses da assinatura do famigerado Entendimento.O que parece ser um acto de razoável desespero neste momento. Porque a tentativa de amarrar os sindicatos a um acordo que a visível maioria dos docentes não aceita como bom neste momento não funciona.Basta percorrer as escolas do país, ou receber diariamente notícia do que por lá se passa, para perceber que, apesar dos medos e ameaças de alguns pequenos tiranetes paroquiais, a esmagadora maioria da classe docente está em situação de revolta e sublevação.Isto não é uma opinião ou um desejo. É apenas a constatação de um facto.Mesmo as veladas ou explícitas ameaças de procedimentos disciplinares da tutela sobre os elementos dos órgãos de gestão, ou de alguns destes sobre os professores, não estão a conseguir funcionar porque cada docente deve ser um cidadão livre de manifestar o seu descontentamento e resistir ao que considera serem atropelos à sua dignidade profissional.E perante tal, não há representantes nenhuns que possam retirar aos seus representados o poder soberano de manifestarem a sua opinião publicamente.É o que vai acontecer amanhã, de novo.Se os sindicatos denunciarem o tal Memorando apenas estão a obedecer à vontade daqueles que afirmam representar. Que venha o primeiro político que não faltou às suas promessas e atire a primeira pedra.
http://educar.wordpress.com/
Em qualquer dos casos (denunciando ou não o Memorando), os sindicatos não estarão bons lençóis:- se não denunciarem o Memorando de Entendimento, continuarão a não "obedecer à vontade daqueles que afirmam representar";- se o denunciarem, algo que se recusaram a fazer perante a única exigência feita pelos movimentos, na reunião de 29-10-2008, para a realização de uma manifestação conjunta, ficará demonstrado que não tiveram interesse em congregar todos os professores na certamente maior manifestação jamais realizada e que a sua jogada foi apenas a de diminuir a esfera de influência dos movimentos de professores.Por nós, esperamos que escolham este último lençol. Sentiremos que cumprimos a noss missão e quem ganhará serão os professores!
http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/
Comentário meu: Pois é o M.E. está a chamar os sindicatos à perna! Como é possível porem em causa o memorando que vocês sindicatos assinaram e que não denunciaram! Não é possível jogo duplo!... É claro que isto mostra bem os apertos que a equipa da Lurditas se está a sentir e para fazer com que os sindicatos sintam o desconforto da situação que ajudaram a criar...
Por isto tudo é que vale a pena ir à manifestação de dia 15 de Novembro!
http://www.franciscotrindade.blogspot.com/