terça-feira, junho 08, 2010

Notícia do Falecimento do Embaixador brasileiro Dário Castro Alves (1927 -2010), um grande amigo de Portugal.


No dia 6 de Junho de 2010, domingo, faleceu, em Fortaleza, o Embaixador Dário Castro Alves. Tinha dupla nacionalidade: brasileira e portuguesa.
Antigo embaixador brasileiro em Portugal e, mais tarde, cônsul-geral no Porto, Dário Castro Alves era um grande amigo de Portugal, onde suscitou um enorme prestígio e deixou uma marca de profunda ligação à nossa cultura. Autor de muitos livros, tinha um particular fascínio por Eça de Queirós, tendo sido convidado de honra nas comemorações dos 160 anos da morte do romancista, que a Embaixada portuguesa em Brasília levou a cabo em 25 de Novembro de 2005.
Em fins de 2008, o então Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, organizou, também em Brasília e em associação com o Instituto Rio Branco, uma homenagem a Dário Castro Alves, que contou com testemunhos e a presença de muitos dos seus amigos, de antigos colaboradores e de simples admiradores. Na altura, foi editada também a sua completa bibliografia.
Dário Castro Alves, um verdadeiro embaixador luso-brasileiro, ou brasileiro-luso. Com a sua morte, desaparece uma figura marcante de uma geração brasileira que cultivava uma relação muito forte com Portugal.