segunda-feira, dezembro 21, 2009

Luiz Goes: testemunho vivo da memória histórica da Canção de Coimbra


Carlos Carranca, Isabel de Carvalho Garcia, Luiz Goes e Jorge Cravo

As Edições MinervaCoimbra lançaram hoje (domingo) o livro “LUIZ GOES. O Neo-Modernismo na Canção de Coimbra ou o Advento da Escola Goesiana”, da autoria de Jorge Cravo.

A Livraria Minerva foi pequena para acolher todos os amigos que quiseram marcar presença no evento. Destaque, entre outros, para o ministro da Justiça, Alberto Martins, Camacho Vieira, António Arnaut, João Moura, presidente do município de Cantanhede, Mário Campos, e muitos antigos e actuais cultores da Canção de Coimbra.

À apresentação da obra pelo próprio autor, seguiu-se a leitura de poemas de Luiz Goes por Carlos Carranca e a interpretação de temas de Luiz Goes pelo grupo Capas Negras, constituído por António José Moreira, Nuno Encarnação, Eduardo Filipe e Luís Alvelos.

Intervieram ainda Isabel de Carvalho Garcia, que abriu e encerrou a sessão, e o próprio Luiz Goes que agradeceu a presença dos muitos amigos e recordou, com muito humor, episódios pontuais que o ligaram a alguns deles.

De acordo com Jorge Cravo, Luiz Goes é, a partir da segunda metade do século XX, uma figura incontornável e acima de quaisquer suspeitas quanto à importância que tem na evolução da Canção de Coimbra. Testemunho vivo da memória histórica da Canção de Coimbra, para Luiz Goes estava reservado o importante papel de renovar profundamente o discurso semântico-musical da Canção de Coimbra, criando um Novo Canto, estética e ideologicamente herdeiro da escola modernista de Edmundo de Bettencourt.

Não deixa até de ser significativo o facto de, nalgumas obras de referência de âmbito nacional, nomeadamente enciclopédias, surgirem indexados, lado a lado, José Afonso e Luiz Goes: o primeiro, como grande impulsionador da nova MPP, e o segundo, como o grande inovador da Canção de Coimbra a partir dos anos 60, acrescenta Jorge Cravo.

Para o autor, ele próprio cultor da Canção de Coimbra, já com vários discos gravados, é indubitável que, quando se fala de alguém que renovou e revolucionou o processo natural de evolução do Canto Coimbrão, sem ter provocado uma ruptura, o nome de Luiz Goes surge, de forma inquestionável, como a grande referência desse evoluir, sem sobressaltos e malabarismos, e como detentor de um grande sentido estético, emotividade quantum satis e uma profunda sensibilidade por toda a fenomenologia que envolve a música de Coimbra.

E, assegura ainda, quem alguma vez teve o privilégio de privar de perto com Luiz Goes, conclui estar na presença de um homem que revela uma clareza de ideias e uma ética que o guindam à posição de fiel depositário de um conjunto de princípios e de valores que devem nortear quem sinta a Canção de Coimbra como uma causa.

Uma das suas grandes preocupações sempre foi o saber incutir a quem o procura o conhecimento da memória histórica da Canção de Coimbra, que é urgente saber defender, preservar e difundir.